ANIMAÇÃO A NORTE: ANIMAIS

Local: Cineclube de Amarante

Data: 27 de Outubro, 2021
Hora: 17h00 – 18h15

Público: Maiores de 12
Duração: 80 min

CIRCO

Realização: André Ruivo

Produção: Animais AVPL

2017, Portugal, 00:08:00

Com um tom irónico e non sense e recorrendo a curtos gags humorísticos este filme procura evidenciar clichés e o lado mais insólito da ideia de circo.

O CANTO DOS 4 CAMINHOS

Realização: ANuno Amorim

Produção: Animais AVPL

2020, Portugal, França, 00:11:00

Há muito tempo, quando Tião era guarda de um campo de milho perdera, por culpa sua, a companhia de uma pega-rabuda por quem, inadvertidamente, se afeiçoara. Desde esse dia, em que o silêncio envolveu o campo, Tião procura reaver o canto perdido daquela ave.

SURPRESA

Realização: Paulo Patrício

Produção: Animais AVPL

2017, Portugal, 00:08:40

Uma curta-metragem de animação experimental/documental baseada numa conversa real entre uma mãe e a filha de 3 anos que recupera de um cancro. Enquanto a filha desenha memórias do tratamento, a conversa passa entre sombras e luz, seguindo o fio inquieto dos afetos, da doença, do amor entre a mãe e a filha, da vida.

CHATEAR-ME-IA MORRER TÃO JOVEEEEEM…

Realização: Filipe Abranches

Produção: Animais AVPL

2016, Portugal, 00:16:17

Tu, pobre soldadinho, vais alegre para a guerra, sem saber que já levas a pétala vermelha que marca os que irão nela perecer. Ela é a morte amarela mostarda que te fará sufocar numa trincheira lamacenta e pestilenta , não sem antes te apresentar a alguns danados que já partiram e lá te esperam nos campos da desolação.

A SONOLENTA

Realização: Marta Monteiro

Produção: Animais AVPL

2017, Portugal, 00:10:20

Numa casa de aldeia, Maria, uma jovem menina criada de um casal, quer dormir. Está cansada, muito cansada, mas é constantemente importunada pelo choro da criança que tem a cargo e pelos pedidos dos senhores.

NÃO ESTAMOS PERTO DE SER SUPER HERÓIS | ON N’EST PAS PRÈS D’ÊTRE DES SUPER-HÉROS

Realização: Lia Bertels

Produção: La Clairière Production, Ambiences… a.s.b.l., Animais AVPL

2019, Portugal/França, 00:12:18

Existe um momento fugaz, durante a infância, durante o qual a linha entre a imaginação e a realidade se desvanece. Nesta curta-metragem são apresentados os testemunhos de crianças que estão entre esses dois mundos, crianças às quais foi dada a liberdade para falarem abertamente.

ENTRE SOMBRAS

Realização: Alice Guimarães e Mónica Santos

Produção: Animais AVPL, Vivement Lundi!, Um Segundo Filmes

2018, Portugal, França, 00:13:25

Natália, refém de um trabalho entediante e repetitivo, envolve-se numa aventura em busca de um coração roubado. Num mundo surreal onde os corações podem ser depositados num banco, a protagonista atravessa vários perigos que a conduzem a um dilema: dar o seu coração ou guardá-lo para si.