ANIMAÇÃO A NORTE: CICLOPE FILMES

Local: Cineclube de Amarante

Data: 26 de Outubro, 2021
Hora: 17h00 – 18h15

Público: Maiores de 12
Duração: 55 min

HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ

Realização: Regina Pessoa

Produção: Ciclope Filmes, Folimage, National Film Board of Canada

2005, Canadá, Portugal, 00:07:46

Há pessoas que, contra a sua vontade, são diferentes. Tudo o que desejam é serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multidão. Há quem passe o resto da sua vida lutando para conseguir isso, negando ou tentando abafar essa diferença. Outros assumem-na e dessa forma elevam-se, conseguindo assim um lugar junto dos outros… no coração.

KALI, O PEQUENO VAMPIRO

Realização: Regina Pessoa

Produção: Ciclope Filmes, Studio GDS, Folimage, National Film Board of Canada

2012, Canadá, Portugal, França, Suíça, 00:09:20

Esta é a história de um rapaz diferente dos outros, que sonha em encontrar o seu lugar ao sol. Tal como a lua passa por diferentes fases, também o Kali tem de enfrentar os seus medos e demónios interiores para, no final, encontrar a passagem para a luz. Um dia ele vai desaparecer… ou talvez seja apenas mais uma fase de mudança.

AMÉLIA & DUARTE

Realização: Alice Guimarães e Mónica Santos

Produção: Ciclope Filmes, Studio Film Bilder

2015, Portugal, Alemanha, 00:08:30

Nesta história, somos guiados através do relacionamento de Amélia e Duarte, duas pessoas que se separaram e estão a tentar lidar com os sentimentos que vêm depois do final de uma relação. Seu relacionamento tem a forma de uma caixa de arquivo e o seu conteúdo ilustra a história sobre o seu fim. Somos conduzidos pelas várias formas como ambos lidam com a separação como eles tentam dividir, destruir e apagar as memórias de cada um. O filme é feito em pixilação e stop-motion e tem uma ambiência Technicolor da década de 50, retratando não só o surrealismo das ações dos protagonistas, mas também proporcionando uma impressão cromática irónica sobre o fim do amor.

RIDE

Realização: Paul Bush

Produção: Ciclope Filmes, Ancient Mariner Productions

2018, Portugal, Reino Unido, 00:05:42

Centenas de motas são animadas imagem por imagem nesta homenagem ao icónico design das motas da cultura dos anos 1950 e 60. Um motoqueiro prepara a sua mota e parte numa idealizada viagem pelo campo rumo ao futuro.

TIO TOMÁS – A CONTABILIDADE DOS DIAS

Realização: Regina Pessoa

Produção: Ciclope Filmes, Les Armateurs, National Film Board

2019, Portugal, Canadá, França, 00:13:00

A partir das memórias afectivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Com este filme eu gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém para se ser excepcional na nossa vida.

ALTÖTTING

Realização: Andreas Hykade

Produção: Ciclope Filmes, Studio Film Bilder, National FIlm Board of Canada

2020, Portugal, Alemanha, Canadá, 00:11:23

Sabem, quando eu era uma criança, apaixonei-me pela Virgem Maria, aconteceu numa pequena aldeia da Baviera chamada Altötting.