A Casa da Animação convidou o estúdio de cinema de animação Animanostra para programar um ciclo especial e representativo de um dos estúdios de cinema de animação mais antigos de Portugal. Vamos, portanto, (re)descobrir a sua história, celebrar estes 30 anos e desejar que se sigam muitos mais. Parabéns, Animanostra!

Local: Cineclube de Amarante
Data: 27 de Outubro, 2021
Hora: 14h30 – 16h00

Público: Maiores de 12
Duração: 72 min

ANIMANOSTRA 30 ANOS

JANUÁRIO E A GUERRA

Realização: André Ruivo

2008, Portugal, 00:15:25

Januário, um pobre curtidor que vive numa aldeia remota, é mobilizado pelo exército para combater na guerra e vive uma extraordinária odisseia que culmina na sua morte e ressurreição.

ALGO IMPORTANTE

Realização: João Fazenda

2009, Portugal, 00:07:33

Um homem começa o seu dia com a ideia de levar algo a cabo, “algo importante.”
À medida que o dia avança, com o seu cortejo de rotinas e obrigações, o objectivo inicial vai sendo constantemente relegado para segundo plano, até ficar inevitavelmente adiado para o dia seguinte.

PÁSSAROS

Realização: Filipe Abranches

2009, Portugal, 00:06:56

A desventura de uma velha mulher obcecada com pássaros e do seu filho, que pensa poder voar.

FADO DO HOMEM CRESCIDO

Realização: Pedro Brito

2008, Portugal, 00:07:16

Um homem sentado numa tasca recorda, depois de almoçar com um velho amigo que lhe deixa motivos concretos para isso, pequenas e médias histórias de uma infância passada num bairro popular de Lisboa. Enquanto se ouve fado surrealista, interpretado por António Zambujo e com música original de João Lucas, várias cenas do passado parecem comovê-lo, entristecê-lo e alegrá-lo, enfim, atormentá-lo. A experiência deixa-lhe um amargo de boca, mas não moralidade: é impossível crescer sem sacrificar a inocência.

GINJAS EP 19 – SÓLIDOS

Realização: Zepe e Humberto Santana

Portugal, 2011, 00:02:01

Ginjas, um grupo de Pássaros Pequenos atabalhoados e um Pássaro Grande maldisposto embrulham-se em peripécias.

GINJAS EP 23 – BUROCRACIA

Realização: Zepe e Humberto Santana

Portugal, 2011, 00:02:01

Ginjas, um grupo de Pássaros Pequenos atabalhoados e um Pássaro Grande maldisposto embrulham-se em peripécias.

MY MUSIC

Realização: Tiago Albuquerque

2018, Suíça, 00:09:07

Um jovem – a quem chamam Steve – procura um lugar onde possa ouvir a sua música. Pequena comédia estruturada numa divisão entre o mundo interior do personagem e o mundo exterior, que ele considera sempre invasivo e agressivo.

ÚLTIMA CHAMADA

Realização: Sara Barbas

2016, Portugal, 00:11:30

Catarina (uma gata) cruza-se com uma velha paixão, Diogo (um cão) na fila para a inspecção das bagagens no aeroporto. Têm uma conversa de circunstância que se adivinha muito constrangedora. São sucessivamente interrompidos por pequenos incidentes resultantes das medidas de segurança do embarque, enquanto se apercebem de um enorme erro do passado.

PORQUE É ESTE O MEU OFÍCIO

Realização: Paulo Monteiro

2018, Portugal, 00:10:17

Um filme sobre a voragem do tempo. E também sobre a infância e a forma como nos marca para a vida toda. É um filme que fala da relação de um filho com o seu pai. E das muitas palavras que nunca se dizem porque estão escritas no coração.

RAZÃO ENTRE DOIS VOLUMES

Realização: Catarina Sobral

2018, Portugal, 00:08:08

Tudo o que preenche os dias do Sr. Cheio permanece dentro dele. Nunca perde uma memória, um pensamento ou uma emoção. Pelo contrário, apesar dos seus esforços, o Sr. Vazio não encontra nada que o preencha. Até que um dia, o Sr. Cheio decide enfrentar os medos e o Sr. Vazio resolve fazer uma viagem.