Concorreram 14 filmes para esta categoria. Estes são os 7 filmes seleccionados para a short list na categoria “Filmes Profissionais” da 9ª edição do Prémio Nacional da Animação.

CATEGORIA PROFISSIONAIS

Local: Cineclube de Amarante

29 de Outubro, 2021
Hora: 21h30 – 23h00

Público: Maiores de 16
Duração: 90 min

O VOO DAS MANTAS

Realização: Bruno Carnide

Produção: Biscaia-Carnide Studio, Mailuki Films

Portugal, 2021, 0:07:00

Tudo começou como começam todas as histórias, pelo início. Quando eu era mais pequena, a minha mãe sentava-me ao colo, e contava-me que todos os dias as mantas saíam do mar a voar, às centenas!

SUSPENSÃO

Realização: Luís Soares

Produção: Filmes do Gajo

Portugal, 2020, 00:07:00

Um homem triste e contido deitado na cama do seu quarto vazio. Hesita, pondera hipóteses em ciclo sem se decidir. Está preso. Na exaustão todas as angústias se equivalem. Outro homem sentado à janela: olha-o a ele e à rua. Personagens em situações interrompidas. Mostram-se as posições-chave, as sequências suspensas. O homem quase se decide – e quase regressam, dentro e fora, para si e para a cidade, o tempo e o movimento.
Madrugada infinita.

THE MONKEY

Realização: Xosé Zapata e Lorenzo Degl’Innocenti

Produção: Sardinha Em Lata

Portugal, 2021, 00:17:00

Em 1588, um náufrago da Armada Invencível, enviada de Portugal por Felipe II para conquistar Inglaterra, é capturado numa praia da Irlanda. Aí é julgado, condenado a ser enforcado, acabando por morrer. Tudo isto seria razoável segundo as leis da guerra e do ódio entre seres humanos, o problema é que o prisioneiro é um macaco.

A MENINA PARADA

Realização: Joana Toste

Produção: Sardinha Em Lata

Portugal, 2021, 00:09:00

Uma menina perde-se da mãe e recusa-se a sair do mesmo lugar. Um polícia impede todos os outros de a obrigarem a mexer. A menina parada e o polícia que a guarda param o trânsito e agitam os corações da cidade.

SEJA COMO FOR

Realização: Catarina Romano

Produção: AIM Studios

Portugal, 2020, 00:12:23

Uma mulher está fechada em casa há muito tempo. Está desempregada, aparentemente enclausurada do lado de fora das possibilidades do seu tempo histórico. Vive ciclos de precariedade cada vez mais próximos, encapsulando-a como a ondulação causada pela queda de uma pedra num lago, mas em sentido inverso: ondas que vêm ter com ela, repetindo-se, fechando-a. Os dias chegam pesando sobre o corpo cansado, lugar de todos os combates. Memória salvadora: acede-se ao tempo, o futuro é possível. Ela dança. Tomando cada gesto como um refrão, voltará aos poucos a apropriar-se do que a rodeia. Ela, vestirá o seu corpo como uma luva.

A MULHER DO MÉDICO

Realização: Bruno Simões

Produção: Animanostra

Portugal, 2021, 00:03:13

As peripécias criativas de um médico para ajudar a esposa a superar a mágoa causada pela infertilidade do seu casamento.

O TEU NOME É

Realização: Paulo Patrício

Produção: Animais AVPL

Portugal, 2021, 00:24:00

Um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. Com testemunhos de amigas transexuais de Gisberta, assim como entrevistas inéditas a dois dos envolvidos no caso. Abordando conceitos como memória, violência, condição social, discriminação e identidade de género, “O Teu Nome É” confronta dessa forma diferentes perspectivas e dimensões da condição humana.