Regulamento

Regulamento Prémio Nacional da Animação

As inscrições para a 9ª edição do Prémio Nacional da Animação 2021 fecharam no dia 19 de Setembro de 2021.

O Prémio Nacional da Animação foi criado em 2013 como forma de homenagear e reconhecer o mérito e a grande qualidade artística dos autores da animação portuguesa e entidades que usem o cinema de animação como ferramenta para a criação, ensino e promoção de pensamento e criatividade.

Surge ainda incorporado nas comemorações do International Animation Day que, em Portugal, é promovido pela Casa da Animação e designado como Festa Mundial da Animação, que este ano decorre em Amarante entre 25 e 31 de Outubro 2021, numa co-produção entre a Casa da Animação e o Município de Amarante.

É composto por três categorias: Filmes de Profissionais, Filmes de Escolas e Filmes de Oficinas, sendo que todos os filmes seleccionados nestas três categorias concorrem, posteriormente, ao Prémio do Público, que é atribuído a nível nacional pelo público presente nas sessões competitivas que são promovidas pelos parceiros no país.

Os filmes serão seleccionados por um comité designado para o efeito, composto por três elementos de comprovado conhecimento na área.

Comité de Selecção

Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira é realizador de filmes de animação, ilustrador e professor.A sua paixão pela ilusão do movimento começou quando tinha 6 anos de idade. Alexandre folheava um livro científico que encontrara na estante do seu pai quando uma sequência de fotogramas que ilustrava uma luta de boxe lhe chamou a atenção. Chegou a construir diversos brinquedos lúdicos nessa altura, inclusive um retroprojetor a partir de uma caixa de sapatos, em que as imagens eram desenhadas numa folha de radiografia.

Em 2000, co-realiza a curta metragem de animação “Sopa Fria”, produzida no âmbito do curso de cinema de animação de volumes no CITEN/ Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. No mesmo ano começa a trabalhar no Filmógrafo, onde colabora em diversos projetos de animação do estúdio portuense.

Em 2008, Alexandre vai para a escola La Poudrière, em França, para se especializar em realização de filmes de animação. Nessa escola, realiza “Viagem ao Campo de Girassóis”. Desde então, Alexandre tem desenvolvido e colaborado em projetos de curtas e longas-metragens, séries de animação e videoclips, assim como alguns projetos na área da ilustração. “Purpleboy” é a sua mais recente curta-metragem de animação.

Bruno Caetano

Bruno Isaac Grade Caetano nasceu em Portimão em 1979. Animador e construtor autodidacta, formou-se mais tarde no Centro de Investigação e Estudos e Multimédia na Faculdade das Belas-Artes de Lisboa, continuando a sua especialização na técnica de Animação de Volumes. Apesar de ter uma forte preferência por esta técnica, o seu percurso profissional levou-o a participar em diversos projectos das mais variadas linguagens artísticas. Trabalhou como animador, produtor e realizador em produções de variadas produtoras de animação e imagem real.

É, desde 2018, membro fundador da cooperativa COLA – Colectivo Audiovisual, um grupo internacional de artistas em constante crescimento, unidos e focados em produzir, ensinar e divulgar animação. Mais recentemente realizou a sua primeira curta-metragem “O peculiar crime do estranho Sr. Jacinto”.

Desenvolve trabalho como programador e organizador do festival Coimbra BD, coordenador artístico para editoras nacionais, e faz curadoria e cenografia de exposições relacionados com cinema, banda desenhada e ilustração. É membro fundador da cooperativa editorial especializada em banda desenha A Seita, onde desenvolveu ao longo dos anos a premiada chancela de autores nacionais de nome Comic Heart.

Elsa Cerqueira

Vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021 com o projeto “Filosofia com Cinema”. Professora de Filosofia, mestre na área da Filosofia da Educação, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea, é investigadora do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA) da Universidade dos Açores e oradora em vários Festivais de Cinema e Congressos sobre Filosofia, Educação e Cinema.

Autora do projeto “Filosofia com cinema para Crianças” que dinamiza no Agrupamento de Escolas de Amarante, coordena o Plano Nacional de Cinema da Escola Secundária de Amarante e é sócia do Cineclube de Amarante. É também membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM) e da Direção da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, bem como representante dos Professores do Ensino Secundário Público no Conselho Municipal de Educação de Amarante. Em 2021, integrou como membro de júri os Festivais “Curtas” de Vila do Conde, “Beast Film International Festival” , “UBICinema”. Será ainda júri do Festival “Porto Femme”. Realizou, em França, a formação “A Cannes, faites votre cinéma dans la classe”, no âmbito do programa Erasmus +. O último artigo publicado no livro “Cinema e Formação: conceções estéticas e pedagógicas”, intitula-se “Filosofia com cinema para crianças (FcCpC): O Sapateiro de Vasco Sá e David Doutel“. Universidade Federal de Góias, Brasil, fev. 2021.

É criadora dos blogues: Polegarmente, Notas Sobre o Plano de Nacional de Cinema e Filosofia com Cinema para Crianças

Qualquer esclarecimento ou dúvida, entre em contacto através do seguinte endereço de e-mail: mail@casa-da-animacao.pt.