Entre as várias actividades desenvolvidas pela Casa da Animação, destaca-se a Festa Mundial da Animação, um evento anual com início do mês de Outubro, que serve para assinalar o Dia Mundial da Animação, comemorado a 28 de Outubro em todo o mundo, já que foi nessa dia que, em 1892, Emile Reynaud projeta pela primeira vez em público, no museu Grévin em Paris, as suas pantomimas animadas. O intuito internacional deste evento, é que todos os membros registados da ASIFA – Association Internationale du Film d’Animation, da qual a Casa da Animação faz parte, comemorem em simultâneo este dia por todo o mundo.

Em Portugal, através de parceiros nacionais e do apoio de instituições locais, a Casa da Animação organizou a primeira Festa Mundial da Animação em 2013 em Montemor-o-Novo, nos anos seguintes o evento foi acolhido em várias cidades, como Lousada, Porto, Barcelos, Lisboa, Portalegre e Caldas da Rainha.

Visite os websites das três edições anteriores: Porto – 2020, Caldas das Rainhas – 2019 e Portalegre – 2018.

O Que É A Festa?

O carácter itinerante da Festa Mundial da Animação tem como grande prioridade descentralizar e dar a conhecer o cinema de animação nacional e internacional fora dos grandes centros urbanos de uma forma acessível, cobrindo todas as suas vertentes e a pensar em diferentes tipos de público. Nesse sentido, o programa de cada festa engloba workshops, exposições, sessões de cinema nacionais e internacionais, masterclasses com profissionais de renome e muitas outras actividades, tanto de natureza pedagógica como profissional. O que proporciona um verdadeiro envolvimento entre público, estudantes, profissinais da área e instituições locais.

A nível local, é organizado na cidade acolhedora do evento, ao longo de uma semana, uma mostra eclética de filmes com programas muito distintos, a grande maioria com filmes internacionais; exposições dedicadas a filmes e realizadores nacionais; sessões infantis, sessões e oficinas para escolas; uma sessão especial com o melhor do panorama da animação portuguesa, onde figuram as curtas-metragens portuguesas produzidas no último ano e no corrente, que conta com a presença dos autores para falarem do seu percurso e da sua obra.

O evento adapta-se a cada localidade que nos acolhe, ou seja, é um evento que acaba por ser produzido naquela e para aquela cidade, contando sempre com parcerias de várias universidades de cinema de animação do país que, todos os anos, disponibilizam autocarros para levar alunos à localidade que acolhe a Festa Mundial da Animação. A título de exemplo, na edição de 2018 em Portalegre, foram recebidos 235 estudantes de animação provenientes de 4 cursos superiores do país que participaram no evento durante toda a semana, 780 alunos das escolas do município que tiveram acesso gratuito a workshops e sessões de cinema, as exposições contaram com 650 visitantes e 1239 espectadores nas sessões de cinema.

A par da Festa Mundial da Animação surgiu, também em 2013, o Prémio Nacional da Animação, como forma de homenagear e reconhecer o mérito e a grande qualidade artística dos autores da animação portuguesa. Atribuído aos melhores filmes de animação portuguesa do ano em três categorias: Filmes de Profissionais, Filmes de Estudantes e Filmes de Oficinas. Além destas categorias, há ainda o Prémio do Público, eleito pelo público nacional que tem acesso às sessões competitivas através das cerca de 30 cidades portuguesas que aderem ao evento. Além disso, com o apoio da Casa da Animação são também exibidos internacionalmente, nomeadamente no Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda.

No plano nacional, Festa Mundial da Animação conta com a promoção de uma importante rede de parceiros noutras localidades (entre as quais, Viseu, Montemor-o-Novo, Viana do Castelo, Vila do Conde, Porto, Amadora, Matosinhos, Évora, Famalicão, Vila Franca de Xira, Lousada, Portalegre e Amarante), que exibem a programação itinerante organizada pela Casa para o efeito, composta pelo “Panorama Infantil”, “Panorama da Animação Portuguesa”, “Nomeados Cartoon d’Or” e ainda o best of de um festival internacional, como é o caso do Festival Internacional de Animação de Estugarda. Além da exibição de cinema para a comunidade e junto das escolas, cada um destes parceiros também desenvolve um conjunto de actividades que podem incluir outras iniciativas

O evento conta com diversos materiais e plataformas promocionais, tanto tradicionais como digitais, um catálogo ilustrado, press releases regulares para os principais meios de comunicação, vídeos promocionais (com difusão na RTP 2), e nas duas últimas edições, um micro-site dedicado ao evento, onde para além do programa detalhado, conta ainda com informações sobre a cidade que acolhe o evento.

A Casa da Animação é uma associação sem fins lucrativos, como tal, conta com o apoio institucional da Républica Portuguesa, através do Ministério da Cultura, assim como do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, e é dessa forma que organiza e promove a Festa Mundial da Animação, para complementar, conta ainda com o apoio de cada localidade que acolhe o evento.